Uma multidão de pessoas foi à sede do PL para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua chegada ao Brasil. Além dos gritos de “mito” e “o capitão voltou”, a multidão gritou “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, e pediu a instalação da CPMI dos atos do dia 8 de janeiro. O senador Marcos do Val, em transmissão ao vivo, mostrou os cidadãos em frente ao prédio da sede do PL, gritando “CPMI”.
No contexto atual do Brasil, muitas pessoas estão sendo tratadas como sub-cidadãos, pelo simples motivo de terem manifestado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Por expressarem suas opiniões, são alvo de CPIs, de inquéritos secretos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal, ou são vítimas de medidas arbitrárias como prisões políticas, apreensão de bens, e exposição indevida de dados, entre outras. Para esses “sub-cidadãos”, não há direitos humanos, garantias fundamentais ou devido processo legal.
Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando os eventos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer manter invisíveis. Pix: ajude@folhapolitica.org