O senador Sérgio Moro, em vídeo publicado por suas redes sociais, manifestou sua indignação com a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República pelo suposto crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. No vídeo, o senador lembra que o vídeo que deu causa à representação de Gilmar Mendes foi editado, descontextualizado e publicado por terceiros. O senador apontou ainda que, quando o vídeo foi divulgado, esclareceu à imprensa o contexto e defendeu que a fala, ainda que infeliz, não contém crime, e por isso se surpreendeu com a denúncia, preparada em três dias, sem sequer sua oitiva. Moro afirmou: “estamos em tempos sombrios, nos quais a liberdade e o devido processo estão sendo deixados de lado”.
O senador também fez um pronunciamento em coletiva no senado, quando afirmou: “Agora estou preocupado, como senador da República, para onde nós caminhamos neste país, quando nós vemos esse açodamento, e a propositura de uma ação penal sem o cuidado de ouvir um senador, pedindo a prisão de um senador por algo que foi esclarecido na própria sexta-feira, que não representava aquilo que o senador pensava. Me preocupo, dentro desse mesmo contexto em que o governo federal busca cercear a liberdade de expressão”.
Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos e pessoas, jornais e sites censurados. A totalidade da renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin.
Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.
Há 10 anos, a Folha Política vem mostrando para você os fatos da política brasileira, fazendo a cobertura dos três poderes, e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org