quinta-feira, 6 de julho de 2023

Príncipe Luiz Philippe se enfurece na tribuna: ‘vocês não valem nada’, ‘deputados vendilhões’


Em discurso na tribuna da Câmara, o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança expôs o gritante esvaziamento do papel do Congresso brasileiro, que não chega sequer a debater com propriedade as próprias propostas, e no qual os discursos não têm qualquer impacto na formação da opinião dos colegas. O deputado disse: “Eu gostaria que as minhas palavras aqui tivessem algum impacto nos colegas. Eu gostaria que qualquer discurso de qualquer Deputado, de fato, tivesse impacto nos demais Deputados, para que pudéssemos fazer um julgamento do tema conforme ele foi apresentado. Mas não temos esse privilégio. O Parlamento não tem mais o privilégio de discutir os temas que afetam a Nação e que são prerrogativas do Parlamento”.

O deputado exemplificou com a própria reforma de Lula, levada a votação sem que sequer houvesse um texto a ser debatido, e ignorando os apelos dos deputados por tempo de análise e debate. Ele disse: “Temos aqui acordos com Governadores que mal leram o texto, nem sabem do que se trata a reforma tributária, já sucumbindo às vontades do Governo, daqueles que têm a caneta do orçamento na mão, liberando recursos para os Governadores mudarem de opinião da noite para o dia. Temos Deputados aqui de bancadas inteiras, através de seus Líderes e individualmente, que se vendem, se entregam ao Poder do Executivo na entrega de emendas”.

Luiz Philippe questionou: “Então, para que serve o discurso aqui da tribuna? Para que servem os temas que aqui vão ser votados?”. O deputado sugeriu: “Fechem logo ao Congresso! Acabem com essa grande piada! É isso o que esta Presidência tem feito? É isso que este Governo quer? Pronto, simbiose perfeita. Democraticamente, fechamos o Parlamento. O que acham? O que acham, Deputados? Vamos votar isso? Ou talvez os seus Líderes decidam por vocês. Isso mesmo, porque é isso que está em jogo”.

O deputado se exaltou: “Vocês não valem nada! A opinião e os votos aqui não valem nada! A discussão no Parlamento não vale nada! Somos Deputados vendilhões? Como é que é o nosso negócio, afinal das contas? Vamos deixar claro para a população brasileira, com hombridade, uma vez na vida”.

O deputado explicou que o texto, que pode ou não ser o texto final, tem coisas nocivas, que não estão sendo sequer questionadas pelos parlamentares. Ele afirmou: “Este projeto afeta a população diretamente. Não podemos deixá-lo entregue a esses acordos espúrios, fora do Parlamento, fora da luz da discussão. Adoraria estar debatendo aqui com os nossos colegas da Esquerda. Adoraria estar debatendo com os nossos colegas do Centro. Temos temas importantes a serem discutidos, como questões federativas, se vamos continuar como uma Federação ou se vamos ser um País unitário, fechar as Câmaras locais e tudo ser definido pelo centro. Que tal? Por que não discutir isso? Ou será que isso também se entrega a um acordo qualquer?”.

Luiz Philippe lamentou que a população esteja sendo deixada completamente de lado em meio a negociatas: “É isso que está em jogo aqui! Temos um projeto de suma importância para a nossa Nação entregue, em absoluto, para as negociações fora do Parlamento! E o Parlamento é colocado como cúmplice dessa jogatina de interesses. Estamos aqui chancelando grandes interesses, dos quais nós não fomos eleitos para representar! Fomos eleitos para representar a nossa população brasileira em toda a sua multiplicidade”.

O deputado explicou: “Eu gosto do debate. E a população sai ganhando com esse debate. Mas não estamos tendo o privilégio que nos é de competência. Infelizmente, esse processo tem sido conduzido de maneira espúria do começo ao fim porque sabem que o texto, se for dado tempo aos Deputados, esses mesmos Deputados, em sua maioria, votariam contra, votariam contra porque vão ver que no detalhe, nos desdobramentos do raciocínio, no polimento do debate, estariam criando uma visão completamente diferente daquilo que está proposto em texto”.

O deputado concluiu dizendo: “de repente, sem discussão nenhuma, sob o aplauso da mídia e de uma graxa muito espessa e suja das emendas e dos créditos que são submetidos aos Governadores, os Deputados ficam sem debater nada e alguns até apoiam, sem mesmo ter lido o texto, simplesmente porque fazem parte da base do Governo. Adoraria estar debatendo com vocês, base do Governo, mas não teremos esse privilégio. Meus amigos, Presidente, muito obrigado. Esperamos ter um Parlamento relevante numa próxima”. 

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e pessoas que apenas têm um discurso diferente do imposto pelo cartel midiático vêm sendo perseguidos, em especial pelo Judiciário. Além dos inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, também o ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Felipe Salomão, criou seu próprio inquérito administrativo, e ordenou o confisco da renda de sites e canais conservadores, como Bárbara, do canal Te Atualizei, e a Folha Política. Toda a receita de mais de 24 meses do nosso trabalho está bloqueada por ordem do TSE, com aplauso dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. 

Sem a possibilidade de receber a renda de seu trabalho, o jornal corre o risco de fechar. Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar, use o QR Code para a empresa Raposo Fernandes, ou use o código ajude@folhapolitica.org. Caso prefira, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há 10 anos, a Folha Política faz a cobertura da política brasileira, mostrando atos, pronunciamentos e eventos dos três poderes, quebrando a espiral do silêncio imposta pelo cartel de mídia que quer o monopólio da informação. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a receita gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário