terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Senador Marcos Rogério reage a ‘ato’ de Lula e STF: ‘preferiram deixar acontecer para criar a narrativa do golpe’


Em vídeo divulgado pelas redes sociais, o senador Marcos Rogério rebateu a narrativa de que teria havido uma tentativa de golpe de estado no dia 8 de janeiro de 2023, e lembrou a responsabilidade das autoridades em respeitar a Constituição e o devido processo legal. 

O senador disse: “8 de janeiro. Não há o que comemorar. Há o que lamentar e condenar”. Marcos Rogério lembrou que a CPMI revelou omissões do governo federal, que não tiveram qualquer consequência, enquanto cidadãos comuns estão sendo duramente punidos mesmo que não haja qualquer prova de culpa. Ele disse: “aliados de Lula e do PT não queriam uma investigação séria porque ela apontava para a omissão do Governo na invasão aos prédios públicos. Era possível evitar o 8 de janeiro, mas preferiram deixar acontecer para criar a narrativa do golpe”. 

Marcos Rogério prosseguiu: “Crimes foram cometidos no 8 de janeiro, sim. Por quem atirou pedras e quebrou vidraças e por quem se omitiu em proteger. Mas nada disso justifica os excessos e os atropelos à Constituição federal e à lei. Na sanha vingadora, o devido processo legal, a razoabilidade, a proporcionalidade penal não pode ser um privilégio. Deve ser a baliza de todos. É a Constituição que nos protege e as instituições devem respeitá-la”. 

O senador se recusou a participar do ato político que reuniu Lula, o STF e o presidente do Senado para celebrar a tirania. Antes do evento, Marcos Rogério assinou o manifesto de senadores que se opuseram ao ato e disse: “Cada instituição possui um papel no fortalecimento dos alicerces democráticos. Ao contrário do que diz Lula, a democracia não é relativa. A prática de atos excepcionais por um Poder com a justificativa de proteger a democracia precisa ser estancada. Ressaltamos como pilar de atuação a lealdade à democracia e apelamos aos chefes dos Poderes a voltarem a atuar dentro dos ditames constitucionais com a consequente volta à normalidade democrática”.

No manifesto, intitulado “Em defesa da democracia e da Constituição”, 30 senadores lembram: “a prática de atos excepcionais por um Poder com a justificativa de proteger a democracia precisa ser urgentemente estancada. O abuso dos poderes e o uso indevido de interpretações de dispositivos constitucionais pode matar a democracia. A volta à normalidade democrática não pode mais esperar”.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e pessoas que apenas têm um discurso diferente do imposto pelo cartel midiático vêm sendo perseguidos, em especial pelo Judiciário. Além dos inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, também o ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Felipe Salomão, criou seu próprio inquérito administrativo, e ordenou o confisco da renda de sites e canais conservadores, como a Folha Política. Toda a receita de mais de 30 meses do nosso trabalho está bloqueada por ordem do TSE, com aplauso dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. 

Sem a possibilidade de receber a renda de seu trabalho, o jornal corre o risco de fechar. Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar, use o QR Code para a empresa Raposo Fernandes, ou use o código ajude@folhapolitica.org. Caso prefira, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há mais de 10 anos, a Folha Política faz a cobertura da política brasileira, mostrando atos, pronunciamentos e eventos dos três poderes, quebrando a espiral do silêncio imposta pelo cartel de mídia que quer o monopólio da informação. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a receita gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário