Pela primeira vez, dois presos fugiram de um presídio de segurança máxima no estado do Rio Grande do Norte. O fato revoltou cidadãos e parlamentares, que se manifestaram pelas redes sociais, questionando as políticas do governo Lula para a segurança pública, assim como a postura do governante e seus aliados.
O deputado Sanderson, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, disse: “‘1º registro de fuga na história do sistema penitenciário federal acaba de acontecer, com 2 faccionados ao CV fugindo do presídio federal de Mossoró. É o exato retrato do caos que virou a segurança pública do Brasil”.
O senador Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça, disse: “Desde 2006, quando foi inaugurada a primeira unidade, em Catanduvas/PR, nunca tinha havido uma fuga de presídio federal. São necessários esclarecimentos do Governo Federal sobre o ocorrido”.
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança ironizou o bordão de Lula: “"Nunca na história desse país"...houve fuga em presídio federal de segurança máxima. Com Lula, isso mudou. Os dois foragidos da unidade federal de Mossoró (RN) são ligados ao Comando Vermelho, cujo chefe está encarcerado nesta mesma penitenciária. Isso só demonstra o despreparo e a conivência deste governo com o crime. Precisamos revisar urgentemente esse sistema falido e endurecer as regras contra o crime organizado”.
O deputado Tenente-Coronel Zucco apontou: “Em 2019, um líder do PCC foi flagrado reclamando do rigor do Gov. Bolsonaro e dizendo: "O PT tinha com nóis um diálogo cabuloso". O PT voltou ao poder em 2023. Em 2024, acontece pela primeira vez uma fuga de um presídio federal de segurança máxima. Fatos. Apenas fatos”. O deputado fez um vídeo apontando uma série de “coincidências” no fato.
A jurista Angela Gandra disse: “Primeira fuga? 🤔 Na verdade, já tem feito parte da rotina, embora de forma variada…Uns saem “oficialmente” , outros ilegalmente, outros ficam ilegalmente também e assim por diante”.
O deputado Mauricio do Vôlei anunciou: “Governo lula atinge mais um patamar inédito! Presos fugiram do presídio federal de segurança máxima pela 1ª vez!”
O deputado Coronel Telhada apontou: “Esse é o resultado quando se tem um governo que quer “humanizar o crime” e tratar bandido como ‘coitadinho’. Está mais claro do que nunca que evidencia que Lula não se importa com o cidadão de bem”.
A deputada Carla Zambelli apontou:
“GRAVÍSSIMO! Brasil sob lula registra a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima administrados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de lula.
Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça, bandidos de alta periculosidade, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, RN nesta quarta-feira, 14/02. Eles estavam na unidade desde 27 de setembro, data em que 14 presos envolvidos na rebelião no Acre que terminou com cinco mortos foram transferidos. Os dois homens também são ligados ao Comando Vermelho, mesma facção de Fernandinho Beira-Mar, também preso na unidade de Mossoró”.
O deputado Jessé Lopes ironizou: “A primeira FUGA de presídio de segurança máxima federal da história do Brasil acontece durante o governo Lula. Dois presos fugiram do presídio, que fica na região oeste de Mossoró. Logo, logo os dois terão cargos no Governo”.
O deputado Sargento Fahur questionou: “Sistema penitenciário federal é composto por cinco presídios federais no Brasil. Nunca haviam sido registrados fugas, rebeliões ou entrada de ilícito nesses presídios. Pois não é que fugiram dois presos do presídio federal de Mossoró?”
O deputado estadual Alan Lopes disse: “GRAVÍSSIMO: bandidos do Comando Vermelho fugiram de um presídio federal. É a primeira vez na história que bandidos conseguiram fugir de um presídio de segurança máxima”.
O deputado Gustavo Gayer questionou: “Os dois que fugiram da prisão de segurança máxima já ganharam um cargo no governo LULA?”
O deputado Coronel Meira divulgou um vídeo e disse: “Algo muito grave está acontecendo! A fuga de dois presos, lideranças do Comando Vermelho, de um presídio Federal em Mossoró, não é coincidência. Há pouco tempo, o "Abelha", também da mesma facção, teve seus dados apagados do "Sistema Nacional de Foragidos" de forma misteriosa”.
A senadora Damares Alves disse: “Essa fuga inédita de um presídio de segurança máxima deixa a todos nós perplexos e causa uma grande indignação, pois testemunhamos no passado o quanto os governos do PT eram negligentes com a segurança pública e agora vemos tudo acontecer novamente. Perdemos todos nós brasileiros. Quanto ao novo ministro da Justiça, reconheço sua inteligência e saber jurídico, mas infelizmente não vemos uma boa perspectiva, até pelo histórico de posicionamentos dele e de seu antecessor. O crime organizado avança e não vemos um plano nacional de segurança com a eficácia necessária para pará-lo”.
O ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, disse: “A segurança deixa de ser máxima no presídio de segurança máxima de Mossoró, no RN. [z7] Essa é mais uma 'conquista' da criminalidade no Brasil do PT. Saudades do Bolsonaro…”
O deputado Delegado Ramagem disse: “Inédita fuga em presídio federal de segurança máxima. Dois presos ligados ao Comando Vermelho. Não basta o desgoverno com déficit nas estatais explodindo e rombo nas contas públicas em 130 bi. A destruição do país é evidente, enquanto a militância aplaude perseguições políticas”.
O deputado Carlos Jordy disse: “Pela primeira vez na história, presos fogem de um presídio federal. Essa é uma façanha inédita e conquistada pelo desgoverno lula. Se o MJ e a PF não estivessem tão ocupados em promover perseguição política contra adversários, talvez conseguissem impedir absurdos como esse!”
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e pessoas que apenas têm um discurso diferente do imposto pelo cartel midiático vêm sendo perseguidos, em especial pelo Judiciário. Além dos inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, também o ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Felipe Salomão, criou seu próprio inquérito administrativo, e ordenou o confisco da renda de sites e canais conservadores, como a Folha Política. Toda a receita de mais de 31 meses do nosso trabalho está bloqueada por ordem do TSE, com aplauso dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin.
Sem a possibilidade de receber a renda de seu trabalho, o jornal corre o risco de fechar. Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar, use o QR Code para a empresa Raposo Fernandes, ou use o código ajude@folhapolitica.org. Caso prefira, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.
Há mais de 10 anos, a Folha Política faz a cobertura da política brasileira, mostrando atos, pronunciamentos e eventos dos três poderes, quebrando a espiral do silêncio imposta pelo cartel de mídia que quer o monopólio da informação. Pix: ajude@folhapolitica.org
Nossa renda está bloqueada por ordem do TSE desde julho de 2021. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09