terça-feira, 19 de março de 2024

Senador Seif pressiona frente a frente e diretor da PF admite que jornalista português Sérgio Tavares foi detido por opiniões em redes sociais


Durante sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado que ouvia o diretor de Polícia Administrativa da Polícia Federal (PF), Rodrigo de Melo Teixeira, enviado para substituir o diretor-geral da Polícia Federal, que não compareceu, o senador Jorge Seif Jr demonstrou que a detenção do jornalista português Sérgio Tavares teve motivação política. 

O senador iniciou lamentando que a polícia federal tenha se reduzido ao papel de investigar suposta ‘importunação de baleia’, ‘cartão de vacina’, entre outros. O senador apontou que um país que detém jornalistas por suas opiniões não pode ser considerado uma democracia, e questionou por que Sérgio Tavares constava das “listas de alerta” da polícia federal. 

Jorge Seif Jr. questionou se Tavares constava das listas de pessoas que o diretor da PF havia mencionado e explicou: “o senhor apontou que “dados abertos” do jornalista mostram posicionamentos dele. (...) Essa fala do senhor me  preocupou”. O senador explicou que a narrativa de “golpe de estado” não teve sucesso, já tendo sido negada por figuras como o ministro do STF Gilmar Mendes, o ministro de Lula, José Múcio, o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello, e o ex-ministro de Lula Aldo Rebelo. Seif disse: “todos esses já se manifestaram que não houve golpe, que há uma narrativa”. 

O senador expôs: “quando fala em “atos golpistas”, o senhor me mostra que tem um posicionamento político que lhe é vedado”. Ele lembrou que há um inquérito em andamento, que não está concluído, e explicou que o diretor não poderia ter mostrado seu viés político sobre o caso. O senador também questionou por que o jornalista era monitorado se não havia nenhum inquérito ou processo contra ele, ao que o diretor respondeu que a polícia o questionou por suas manifestações nas redes sociais. O diretor afirmou entender que não se tratavam de perguntas políticas e sim migratórias. 

Jorge Seif Jr. questionou os motivos da retenção do jornalista português, apontando que os registros do depoimento mostram perguntas de natureza exclusivamente política. Ele disse: “foram perguntas políticas que são inaceitáveis”. O diretor da PF alegou que as perguntas não tinham sido políticas, dizendo: “não tem nenhuma pergunta político-partidária”. O senador rebateu lendo o termo de depoimento, que mostrava perguntas claramente políticas. Ele mencionou: “a nossa polícia perguntou para ele sobre a afirmação de que o Brasil vive uma ditadura do Judiciário”. Seif perguntou: “o senhor acha que essa pergunta é de controle migratório ou de posicionamento político-ideológico?”. O diretor respondeu que a pergunta não seria político-ideológica porque “casava” com outra pergunta, de natureza política. 

Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Toda a renda de mais de 32 meses do nosso trabalho vem sendo retida sem qualquer justificativa jurídica.

Se você apoia o trabalho da Folha Política, que há mais de 10 anos mostra os fatos da política brasileira, e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem enfrentando a espiral do silêncio imposta pelo cartel midiático que quer controlar a informação. Pix: ajude@folhapolitica.org

Toda a receita gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário