Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcel van Hattem retrucou ataques recebidos após se envolver em confronto com o Comandante do Exército, General Tomás Paiva, e voltou a reagir a atos tirânicos e arbitrários de Alexandre de Moraes, ministro do STF, e a perseguições realizadas pelo ministro Luis Felipe Salomão contra o desembargador Thompson Flores.
O parlamentar voltou a questionar: “Repito: as Forças Armadas brasileiras servem à Constituição, que, inclusive, diz que o Chefe Supremo das Forças Armadas é o Presidente da República, o Lula — é isso o que diz a Constituição, no art. 142 —, a quem sou oposição; ou as Forças Armadas, em vez de seguirem o que diz a lei e a Constituição, aceitam ordens ilegais e inconstitucionais emitidas pelo Supremo Tribunal Federal, mais especificamente por Alexandre de Moraes?”.
Outrossim, o congressista lamentou que o comandante do Exército confirmou que realizou encontros com Alexandre de Moraes. Marcel avaliou: “O que se viu na audiência pública da Comissão de Relações Exteriores foi, como se chama, uma ‘barata-voa’, aliás, um silêncio sepulcral primeiro e, depois, uma tentativa de explicar o inexplicável. Confirmou-se, inclusive, o que diz a imprensa, que o General Tomás consulta-se com o Alexandre de Moraes, inclusive para fazer remoção de oficiais do Exército. Ele confirmou! Eu esperava que um comandante do Exército se consultasse, quem sabe, com o Presidente da República. Mas com um Ministro do Supremo Tribunal Federal?! É triste que nós tenhamos chegado a essa situação”.
Dessa maneira, Marcel complementou: “As nossas Forças Armadas precisam voltar a servir à Constituição e não ter medo nem ser cúmplice de um homem ditador, Alexandre de Moraes. Eu, com certeza, defendo que as Forças Armadas voltem a servir à Constituição e tenham lealdade, portanto, ao povo brasileiro e não a um homem supremo, muito menos que dele tenham medo ou sejam cúmplices”.
No ensejo, o deputado proferiu severas críticas contra Luís Felipe Salomão, corregedor responsável por afastar o desembargador Thompson Flores: “Indicado em 2008 ao Superior Tribunal de Justiça por Luiz Inácio Lula da Silva, cuja principal ambição — e só trabalha por isso, é como o personagem Muttley: ‘Medalha, medalha, medalha!’ — é agradar os poderosos. Luis Felipe Salomão trabalha só para tentar chegar justamente ao Supremo Tribunal Federal. Agora persegue aqueles que colocaram Lula na cadeia e inclusive aumentaram a sua pena, em virtude das robustas provas”.
Toda a renda gerada pelo nosso jornal por mais de 20 meses está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09