O deputado português André Ventura, do partido Chega, pelas redes sociais, informou que há, em Portugal, “120 toneladas de material de apoio pronto para ser entregue aos brasileiros”. Ventura disse: “Só que o governo brasileiro não quer que Portugal envie, para esconder seu fracasso”. O deputado afirmou que os materiais arrecadados podem ajudar a salvar vidas e pediu ao governo brasileiro que aceite o envio, dizendo: “Espero que todos compreendam que a política não pode estar acima das pessoas”.
Ao divulgar o vídeo, André Ventura disse: “O Governo do Brasil está a tentar esconder a grande tragédia que muitos brasileiros estão a viver, sobretudo no Rio Grande do Sul. Instamos o Governo Português a autorizar que estes bens cheguem o mais depressa possível a quem mais precisa deles nesta altura trágica. Acima da política estarão sempre as vidas humanas. Isso será sempre mais importante!”.
O embaixador Ernesto Araújo, ex-ministro de Relações Exteriores, compartilhou o vídeo e disse: “André Ventura, do Partido português CHEGA, informa que 120 toneladas de doações de portugueses para a população do RS estão prontas para ser transportadas ao Brasil pela TAP, mas a ajuda ainda não saiu porque “o governo brasileiro não quer que Portugal a envie. O governo federal precisa esclarecer se realmente, e por quê, a ajuda portuguesa ao Rio Grande do Sul ainda não foi autorizada. Mais do que isso, o governo deveria, através do Itamaraty e sua rede de Embaixadas e Consulados no exterior, disponibilizar e divulgar mecanismos ágeis para que estrangeiros e brasileiros residentes no exterior possam enviar suas doações à população do RS”.
O vereador Ramiro Rosário se indignou:
“O governo Lula está piorando a situação humanitária no Rio Grande do Sul. Ele VETOU o envio de doações portuguesas.
A informação é que a embaixada brasileira não apenas negou o envio de um avião ao Brasil com toneladas de doações, como ficou com algumas armazenadas por lá.
Os portugueses estão enviando as doações por voos comerciais, o que atrasa demasiadamente a chegada. Estamos com escassez de vários produtos e dificuldade de comprar em mercados.
Não apenas os atingidos que estão nos abrigos da prefeitura, mas aqueles que estão em casas de parentes e amigos não conseguem receber mantimentos básicos.
É patética a atuação do governo federal nesse que é o maior desastre climático da nossa história.
Uma mensagem a Lula e a quem participa desse desgoverno: podem esperar, porque vamos tirar vocês daí assim que nos recuperarmos. Canalhas!
O Sul jamais esquecerá”.
O incidente não é o primeiro envolvendo a ajuda internacional ao Rio Grande do Sul. Pelas redes sociais, o deputado Marcel Van Hattem expôs mais uma mentira do governo federal, que, após recusar ajuda do Uruguai, afirmou que a recusa não existiu. Van Hattem disse:
“Mentira. Infelizmente, mentira!
Estivemos em Brasília com o Embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, que confirmou a recusa do governo brasileiro de outros materiais de apoio, como um avião KC-130 para transporte, lanchas e drones.
O encontro foi comigo e com o deputado Lucas Redecker, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Seu governo, Lula, é de fake news, de mentira, vergonhoso. E depois chama os outros de mentirosos... Típico de quem mente que nem sente!
Felizmente, quando pedimos se era possível uma reconsideração, o embaixador do Uruguai nos informou que a oferta continua de pé. Assim, já solicitamos ao governo federal que reconsidere a negativa e, agora, aceite a oferta humanitária dos nossos vizinhos.
O mais importante, nesse momento, é salvar vidas. Todo apoio é fundamental e não pode ser desprezado!”.
Muitos brasileiros estão vivendo sob o jugo de uma ditadura, em que seus direitos e garantias fundamentais estão sendo desrespeitados. O país tem presos políticos, tribunais de exceção e pessoas, jornais e sites censurados. A renda da Folha Política, e também de outros canais e sites conservadores, está sendo confiscada a mando do ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, em uma decisão que recebeu o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Todos os rendimentos de mais de 20 meses de trabalho de jornais, canais e sites conservadores estão sendo retidos sem previsão legal. Anteriormente, a Folha Política teve sua sede invadida e todos os seus equipamentos apreendidos, a mando do ministro Alexandre de Moraes, em inquérito que foi arquivado por falta de indícios de crime.
Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar o jornal a permanecer em funcionamento, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que aparece na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.
Há mais de 10 anos, a Folha Política vem mostrando para você os fatos da política brasileira, fazendo a cobertura dos três poderes, e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org
Todo o faturamento gerado pela Folha Política por mais de 20 meses está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09