O senador Plínio Valério, da tribuna, rebateu as mentiras propagadas por uma ONG internacional, que se aproveitou da catástrofe no Rio Grande do Sul para divulgar narrativas que prejudicam o Brasil. O senador expôs: “ONG a serviço das fundações ligadas a grandes empresas internacionais, o WWF, por exemplo, lançou, em pleno desastre que está acontecendo agora, campanha destinada a explorar a tragédia que atinge nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul”.
O senador ironizou a imagem de “boazinha” da ONG e mostrou que as alegações trazidas por ela são falsas, sejam as que visam explicar os fenômenos climáticos, sejam as que acusam os parlamentares brasileiros por ações que jamais existiram. Plínio Valério afirmou: “é absolutamente irresponsável culpar o Congresso brasileiro, até porque nenhum dos projetos citados pelo WWF foi votado até o momento, nem no Senado, nem na Câmara. Tudo falso. Finge, mostra que tem projetos fictícios, fake news pura. E atribuindo a nós projetos que sequer foram apresentados”.
Plínio Valério apontou que, se há responsáveis por mudanças climáticas, o principal responsável é a China, que não é atacada pela ONG. Ele disse: “Nada menos do que dois terços das emissões têm origem na China, com 32,9%; Estados Unidos, 12,6%; Índia, 7%; Rússia, 5.1%. E por aí afora. Estou falando desses países que são responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera, dessas mudanças climáticas. Eles são os culpados. E aí vem: tem Irã, tem Alemanha, Coréia do Sul, Indonésia, Arábia Saudita, e só aí é que aparece o Brasil, com 1,2%. De 100%, o Brasil colabora com 1,2% para poluir a atmosfera, e eles jogam para nós - principalmente da Amazônia, e para você brasileiro também - a responsabilidade, a pecha de vilão, para que nós aceitemos essa pecha de vilão e achemos que nós somos culpados por isso. Nada! Não somos culpados por absolutamente nada disso”.
O senador acrescentou que, se se considera as emissões ao longo da História, a responsabilidade do Brasil fica ainda mais irrisória. Ele questionou: “se toda essa história relatada pelo WWF é falsa, meramente falsa, conversa fiada, pergunta-se: qual o motivo dessa postura, que, como estamos dizendo, é absolutamente hipócrita? Qual o objetivo do WWF e dessas ONGs?”.
Plínio Valério expôs: “Ele próprio nos mostra as suas razões. Entre a falsidade assacada contra o Brasil e os brasileiros, está, no texto oficial da entidade, o conselho não solicitado de que - olha só o conselho dele: "Deve ser feito para que tragédias como as vistas hoje não se repitam [, pois] enquanto a população sofre com os efeitos dos eventos climáticos extremos, o Congresso Nacional tenta aprovar projetos devastadores para o clima, o meio ambiente, para as comunidades tradicionais", fecha aspas. Mentira, hipocrisia! Eles confundem e querem passar para nós ciência como fantasia, fantasia como ciência. Baseiam-se - dizendo que é - na ciência para pregar suas fantasias, suas maldades, suas hipocrisias mundo afora. Todo mundo sabe que o WWF é custeado por entidades de grandes empresas, todas elas de países que se dizem comprometidos com o meio ambiente, com as mudanças climáticas, mas financiam as ONGs, financiam o WWF”.
O senador afirmou: “Eles se aproveitam de um momento desse em que todo mundo está machucado, em que todo mundo está vulnerável, para dizer uma besteira, uma bobagem, uma hipocrisia, uma sandice desse tipo e dessa natureza. Pois que fique claro: a WWF não vai mais mentir à toa, não vai ficar mentindo, fazendo das suas mentiras verdades, enquanto o povo do Amazonas achar que eu mereço estar aqui neste Senado”.
Nossa renda está bloqueada por ordem do TSE.
Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09