O senador Jorge Seif Jr. se enfureceu com a atitude do governo Lula de perseguir cidadãos e parlamentares por suas palavras em redes sociais. O senador lembrou que a função de parlamentares é caracterizada por falar, e que vários parlamentares denunciaram a atuação de agentes públicos que estavam dificultando a assistência aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O senador expôs que o ministro de Lula pediu uma investigação das pessoas que fizeram comentários que o governo achou desagradáveis, e se exaltou ao denunciar a atitude ditatorial do governo. Seif lembrou que o estado do Rio Grande do Sul está embaixo d’água, o povo se mobilizou, e o governo agiu para atrapalhar. O senador disse: “aí ele vai e denuncia meu amigo Cleitinho, que é senador aqui, por fake news. Que, aliás, não existe”.
Jorge Seif Jr. explicou que o suposto crime alegado pelo ministro de Lula não existe, e disse: “me mostre no Código Penal o que é fake news, porque está se inventando crime”. O senador disse: “um parlamentar fazendo uma crítica à ANTT, e vir um ministro de estado querer constranger um senador? Aqui não! Nós somos parlamentares e vivemos em uma democracia!”. O senador prosseguiu: “não quer ser criticado? Como diz o sr ministro Alexandre de Moraes, saia da vida pública!”
Dirigindo-se ao ministro de Lula, Seif sugeriu: “Ao invés de ficar chamando polícia federal, mostrando atitude ditatorial, covarde, e tentando calar o parlamento, calar denúncia, (...) o senhor deveria pegar o telefone, com a autoridade de ministro que tem, e falar “ANTT, alivia”, e não ficar constrangendo parlamentar, não”.
O senador disse: “estou criticando. Vai mandar a Polícia Federal lá em casa? Está bem inspirado no ditador Maduro, que persegue opositores. No Ortega. Tome vergonha na sua cara, rapaz! Respeite os parlamentares, respeite a crítica. Ligue para a ANTT. Não fique ameaçando o parlamento, não, porque nós não vamos aceitar. (...) Somos oposição, somos parlamentares, e temos direito de criticar qualquer um que esteja cometendo excessos”.
O senador desafiou: “mande a polícia federal na minha casa!”. Ele afirmou: “nós sabemos onde tem bandido. Não é aqui dentro, não. (...) Ponha a mão na consciência e pense nas pessoas que estão com fome e com sede. (...) O povo está em cima de telhado, não sabendo se, na próxima onda, vão ser levados. Não vamos aceitar nenhum tipo de constrangimento ao parlamento por falar a verdade”.
Nossa renda está bloqueada por ordem do TSE.
Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09