Durante o Congresso Conservador Brasileiro - CCB-USA, os advogados Hélio Junior e Taniéli Telles mostraram o grau de abusos a que os presos políticos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foram e vêm sendo submetidos.
O advogado Hélio Júnior explicou como a maioria das pessoas que foram presas, em especial no dia 9 de janeiro, não tinham cometido crimes e, por isso mesmo, não fugiram, acreditando que havia Direito vigente no país e que, em havendo uma investigação, as condutas seriam individualizadas, e ninguém seria punido por crimes que não cometeu. Ele disse: “infelizmente, não foi isso que aconteceu”.
A advogada Tanieli Telles relembrou como se envolveu na defesa dos presos políticos. Ela mostrou um desenho que representava as celas superlotadas dos presos políticos e disse: “olhando isso aqui, vocês conseguem entender um pouquinho da nossa missão: é uma guerra espiritual”.
A advogada exibiu um vídeo de um dos presos, mostrando que, no dia 8, ele estava no interior dos prédios protegendo o patrimônio público. Ela explicou que o preso foi condenado a 16 anos e meio por crimes que não cometeu, sem que esse vídeo tivesse sido incluído no laudo feito pela polícia federal. Tanieli Telles questionou: “vocês acham que existe individualização nesses processos? Que existe justiça nesses processos?”.
Os advogados mostraram outros casos e expuseram o grau de sofrimento a que os réus são submetidos, inclusive após saírem dos presídios: “são pais, mães, avôs, avós, que, da noite para o dia, foram marginalizados sem ser criminosos. Eu sempre falo: quando um criminoso é preso, ele sabe o ilícito que ele está cometendo”. Tanieli Telles lembrou que as manifestações em frente aos quartéis tinham a chancela das próprias Forças Armadas, e explicou que aquelas pessoas, cidadãos comuns, “saíram para uma manifestação pacífica e, da noite para o dia, foram presas e foram transformadas em criminosos”.
O advogado Helio Junior lembrou: “essas violações gravíssimas de direitos humanos, é algo inenarrável. Nós sabemos que a nossa Constituição garante, às pessoas que estão presas, que sejam tratadas com o mínimo de dignidade, que os patriotas não tiveram; com o mínimo de respeito, que os patriotas também não tiveram; com o mínimo de zelo, de responsabilidade, que, infelizmente, também eles ali não tiveram”.
A advogada Tanieli Telles disse: “são milhares de pessoas que estão caladas hoje. Eles não podem ir para a rede social, eles não podem expressar a dor, o sofrimento e as injustiças. Mas nós temos a voz, e nós podemos rodar os quatro cantos deste mundo, levando o apelo para que vocês não esqueçam deles. Não esqueçam o sofrimento, as dores deles e das famílias, as vidas que foram destruídas. Existem vários que já morreram, que perderam a vida nessa batalha”.
Todo o faturamento gerado pela Folha Política por mais de 20 meses está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09