A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, que determinou a cassação do mandato do deputado Maurício Marcon por fatos relativos à conduta de terceiros, causou indignação, e diversos parlamentares se manifestaram em solidariedade ao deputado.
O deputado federal Nikolas Ferreira divulgou trecho de uma transmissão ao vivo, com Marcon, em que Nikolas explica ao público os fatos envolvidos na cassação, mostrando que nenhum elemento tem relação com a conduta do próprio Marcon. Nikolas enfatizou que a justificativa para a decisão não é uma lei e sim uma resolução do ministro Alexandre de Moraes, ex-presidente do TSE.
Nikolas Ferreira explicou: “ele está sendo cassado porque é de direita. Eu quero deixar isso aqui claro: Maurício Marcon está sendo cassado porque ele é de direita. Simples assim”. O deputado disse: “se um tribunal, pode, na canetada, tirar um mandato de uma pessoa que foi eleita pelas pessoas, por pessoas que não foram eleitas, a gente sabe que o nosso poder… realmente, não somos mais deputados. Nós somos praticamente marionetes de um sistema, que eles fazem o que quiserem conosco”.
O deputado Nikolas Ferreira afirmou ter esperança de que a decisão seja revertida no TSE e disse: “o que nós podemos fazer aqui, agora, nesse momento, é declarar todo o apoio e nos revoltar, nos indignar com esses canalhas ditadores que estão tirando, na base da canetada, mandatos de pessoas eleitas aqui no nosso país”.
A deputada Júlia Zanatta disse: “Minha solidariedade ao meu amigo que teve o mandato cassado hoje pelo TRE/RS por suposta fraude à “cota de gênero”. Um ABSURDO! Detalhe: ele não tem nada a ver com a montagem da nominata. Um deputado combativo, sério e 100% oposição. Cabe recurso ao TSE”.
O deputado Sanderson declarou: “Minha absoluta solidariedade ao deputado Maurício Marcon que teve seu mandato cassado pelo TRE/RS, sob o estapafúrdio argumento de fraudar cota de gênero. Passados quase 2 anos das eleições, cassar alguém como Marcon é, além de inoportuno, injusto. Que o TSE corrija essa injustiça”.
O deputado Sargento Gonçalves disse: “Minha solidariedade ao amigo Dep. Maurício Marcon, que teve o mandato cassado injustamente, pelo TRE/RS, sob o absurdo argumento de "fraudar a risível cota de gênero". Quase dois anos exercendo o cargo, e simplesmente cassam o mandato, isso sim é atentado à democracia”.
O deputado Tenente-Coronel Zucco declarou: “Todo meu apoio e solidariedade ao amigo e exemplar deputado Maurício Marcon”..
O deputado Rodolfo Nogueira disse: “Quero deixar meu apoio incondicional ao meu amigo deputado Maurício Marcon, que teve seu mandato cassado só porque está fazendo um excelente trabalho no congresso. TRE-RS alegou suposta fraude na cota de gênero, sendo que ele nada tem a ver com a montagem da nominata. Cabe recurso!”
O deputado Messias Donato afirmou: “todo apoio ao Deputado Federal Maurício Marcon, um conservador que infelizmente foi cassado por SUPOSTA fraude na cota de gênero. Que a verdadeira justiça prevaleça. Punir um inocente que honra o parlamento nacional é uma arbitrariedade!”
O deputado estadual Delegado Zucco questionou: “Todos os dias temos visto decisões judiciais contrárias aos apoiadores do Presidente Bolsonaro e eleitores que simplesmente exerceram o seu direito constitucional de expressar sua opinião. Até quando isso continuará?”
O deputado Osmar Terra disse: “Absurdo, um dos melhores Deputados do Parlamento brasileiro pode perder seu mandato por detalhes burocráticos de composição de chapa do Partido.. minha solidariedade ao Marcon com a certeza que ele é imprescindível na Câmara Federal. Vamos estar ao seu lado nessa travessia!! (...) Deputado Federal Maurício Marcon estamos ao teu lado para reverter essa decisão!”
A deputada Caroline de Toni afirmou: “Absurdo! Nem escondem mais a perseguição contra os parlamentares que não se curvam ao sistema! Estamos torcendo por você! Estamos juntos! Segue firme”.
O deputado Gustavo Gayer disse: “Isso é um absurdo total!! Todos que se destacam na direita estão sendo covardemente perseguidos”.
O ex-deputado Deltan Dallagnol apontou: “Indignação é a palavra. Um dos melhores deputados do Congresso tendo seu mandato tirado por algo que não tem nada a ver com nada que ele tenha feito. Até quando a (in)Justiça vai se sobrepor ao povo?”
O deputado Delegado Palumbo disse a Marcon: “VOCÊ É UM DOS MELHORES DEPUTADOS FEDERAIS DO BRASIL. Mais uma injustiça da nossa justiça”
O deputado Marcel Van Hattem disse:
“Força, Maurício Marcon !!! Estou contigo e não abro. Essa injustiça não pode e não vai prevalecer. Segue firme!
Teus mais de 140 mil eleitores merecem respeito e terão, da tua parte, ainda mais trabalho como resposta pois te conheço: em vez de te abater, a injustiça de uma cassação estapafúrdia vai te dar ainda mais combustível para defender o que é certo.
Tens em mim um parceiro e irmão para o que der e para o que vier, até o fim!
-
Entenda o caso: o deputado federal Mauricio Marcon teve hoje o mandato cassado pelo TRE-RS por, supostamente, na chapa do seu partido (PODEMOS) uma candidata ter sido considerada "laranja". Ela substituiu uma outra candidata, desistente, a apenas dez dias da eleição e recebeu 14 votos em 10 municípios - apesar de baixa, a votação demonstra que houve, sim, campanha.
Independentemente disso, trata-se de mais uma decisão judicial que extrapola na interpretação o que diz a letra fria da lei. Mais: pela primeira vez é cassado um DEPUTADO FEDERAL a quase dois anos de mandato por uma suposta irregularidade na cota da chapa do seu partido, sobre a qual ele não tem o menor controle.
Maurício Marcon segue no mandato enquanto recorre ao TSE da decisão da corte gaúcha. Repito: Marcon tem todo meu apoio e atuarei, juntamente com toda a oposição na Câmara, para que nenhum tipo de perseguição ou injustiça prevaleçam contra ele!”
Toda a renda gerada pelo nosso jornal por mais de 20 meses está confiscada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09