O desembargador aposentado Sebastião Coelho, que atua na defesa de presos e perseguidos políticos do ministro Alexandre de Moraes, participou de reunião de assinatura do pedido de impeachment do ministro, ao lado de lideranças da oposição, como o deputado Marcel Van Hattem, que transmitiu parte da reunião.
Marcel Van Hattem apontou: “os crimes são muitos e a peça ficou realmente robusta, enorme e poderia ter mais de 1000 páginas, não fosse a necessária concisão”. O deputado disse desejar que Pacheco dê celeridade ao processo, acrescentando: “que dê, além de celeridade, todo o direito de defesa ao ministro Alexandre de Moraes, coisa que ele nega às vítimas dos abusos que ele comete”.
O Desembargador Sebastião Coelho disse: “nós estamos aqui lutando por liberdade. Defender a liberdade e a independência dos poderes. O poder Legislativo, que é o poder que representa verdadeiramente a vontade do povo brasileiro, deve ser respeitado. Tenho confiança de que os senhores senadores irão, no momento oportuno, dar a resposta que a sociedade brasileira necessita”.
O advogado Rodrigo Saraiva Marinho, por seu turno, lembrou: “a gente está questionando, de fato, o crime de responsabilidade. São crimes de responsabilidade que são pautados e que precisam ser investigados, como deveria ser todo processo judicial, com o devido processo legal, ampla defesa, contraditório e o devido julgamento para isso. Esperamos que o presente do Senado, de fato, dê o encaminhamento cabível a isso e os senadores que não assinaram essa peça - por uma estratégia jurídica, até para não ser impedido disso -, mas já tem 33 apoiando e espero que cada vez mais isso vá acontecer, e nós consigamos seguir no rito correto”.
Sebastião Coelho também se pronunciou durante a coletiva de imprensa concedida logo após a entrega do pedido de impeachment ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele explicou: “quero dizer, como jurista, como desembargador que fui por mais de 30 anos, que o pedido que está sendo protocolado tem todos os requisitos para ser admitido, processado e julgado procedente. Nós estamos tratando aqui sobre liberdade, estamos tratando sobre separação de poderes e sobre abuso de poder, que tem que ser parado imediatamente”.
Coelho explicou que assina o processo e afirmou: “da minha parte, dedicarei todo o meu empenho e dedicação para resgatar a credibilidade do Poder Judiciário. Hoje, desembargadores e juízes são desmoralizados porque são comparados com os abusos praticados ao longo do tempo pelo senhor ministro Alexandre de Moraes”. Sebastião Coelho apontou: “bastava a denúncia apresentada pelo jornal Folha de São Paulo. Ali nós temos a prova material de crimes que podem caracterizar até uma organização criminosa. Nós vamos em frente com esse pedido, com dedicação e com serenidade em prol da liberdade em nosso país”.
Todo o faturamento gerado pela Folha Política por mais de 20 meses está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09