O desembargador aposentado Sebastião Coelho se pronunciou sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de censurar o candidato Pablo Marçal e intimá-lo a depor no último dia de campanha eleitoral. O desembargador apontou: “Alexandre de Moraes, portanto o STF, sinaliza com a cassação do registro, do diploma de Pablo Marçal e sua futura inelegibilidade por conta de eventual publicação no X Twitter. Em que momento ele profere essa decisão? Ontem, dia cinco, um dia após Pablo Marçal dizer que era favorável ao seu processo de impeachment”.
O desembargador alertou: “estamos esquecendo o que está consagrado na Constituição: o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. Nós não podemos transigir com isso. Se Pablo Marçal errou, ele deve ser investigado, processado e ter uma decisão isenta no final, mas, previamente, não pode ser condenado”.
Sebastião Coelho lamentou que figuras da direita tenham se manifestado a favor de punições arbitrárias ao candidato, apontando: “Esses senhores defendem essa prisão por puro cálculo político, por oportunismo. Estão interessados numa candidatura e Pablo Marçal atrapalha. Essa é a realidade”. O desembargador lembrou: “nós temos um bem maior a defender, que é a liberdade. Os senhores já esqueceram do que Alexandre de Moraes já fez, e está fazendo e vai fazer, se nós não agirmos prontamente? E ele tem os seus filhotes, ele já tem os seus seguidores, tanto na magistratura quanto no Ministério Público”.
O desembargador afirmou: “eu sei que o momento é difícil, mas nós temos que ter serenidade para entender que por conta de uma situação momentânea, não podemos sacrificar o bem maior que está à nossa frente, mas que está fugindo, que é a nossa liberdade”.
Em outro vídeo, com uma camiseta com os dizeres “Fora Moraes”, Sebastião Coelho lembrou a necessidade de, passada a campanha eleitoral, retomar os temas prioritários para a nação, como o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Sebastião disse: “As urnas foram fechadas e algumas feridas ficaram abertas, especialmente por conta da eleição de São Paulo. Mas nós temos uma causa maior: Fora Moraes. O presidente Bolsonaro foi muito claro na Avenida Paulista, no dia 7, ao dizer que nós temos que buscar o impeachment de Alexandre de Moraes e a anistia para os presos políticos”.
O desembargador lembrou: “aqueles que foram agredidos, que foram feridos, têm que ter a capacidade de perdoar. E aqueles que ofenderam têm que ter um arrependimento, como diz o apóstolo Paulo: ‘esquecendo-me das coisas que atrás ficaram e avançando para as que estão diante de mim’. Então, o que aconteceu já passou, não podemos mais reverter, mas podemos nos unir daqui para frente”.
Sebastião Coelho conclamou: “eu estou fazendo esse vídeo antes do resultado das eleições, antes da apuração do resultado. O foco agora é no Congresso Nacional, na Câmara e no Senado. O Senado para o impeachment e a Câmara para a anistia e os demais projetos que lá estão. Vamos deixar de lado as divergências. Vamos nos unir por um bem maior, que é a nossa liberdade”.
Nossa renda está bloqueada por ordem do TSE.
Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09