O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou o senador Marco Rubio para o cargo de Secretário de Estado dos Estados Unidos, causando uma onda de reações nas redes sociais, onde cidadãos do Brasil e da América Latina comemoraram a indicação por ver nela os indícios de que os Estados Unidos irão atuar firmemente contra as ditaduras instaladas na América Latina.
Na Declaração em que nomeou Marco Rubio, Trump disse: "É uma grande honra anunciar que o senador Marco Rubio, da Flórida, é aqui nomeado para o Departamento de Estado dos Estados Unidos. Marco é um líder altamente respeitado, e uma voz muito poderosa pela Liberdade. Ele será um forte Advogado para nossa nação, um verdadeiro amigo para nossos aliados, e um guerreiro destemido que nunca se renderá aos nossos adversários. Espero trabalhar com Marco para fazer a América, e o Mundo, seguros e grandes novamente”.
Ao ser nomeado, Marco Rubio compartilhou uma declaração: “Dirigir o Departamento de Estado dos EUA é uma enorme responsabilidade, eu me sinto honrado pela confiança que o presidente Trump depositou em mim. Como Secretário de Estado, trabalharei todos os dias para levar a cabo sua agenda de política externa. Sob a liderança do presidente Trump, atingiremos a paz através da força, e sempre colocaremos os interesses dos americanos acima de tudo. Espero ter o apoio de meus colegas do senado americano para que o presidente tenha suas equipes de segurança nacional e política exterior prontas quando assumir seu cargo no dia 20 de janeiro”.
O ex-presidente da Venezuela, Juan Guaidó, vítima da ditadura de Nicolás Maduro, disse: “Parabéns ao senador Marco Rubio pela sua nomeação para chefiar o Departamento de Estado num momento que exige uma liderança determinada. Ele demonstrou, na defesa da liberdade e da democracia, seu compromisso e seu apoio à causa da Venezuela, Cuba e Nicarágua, com uma amostra clara da sua vocação de servir. O presidente Donald Trump envia uma mensagem forte ao mundo, aos ditadores e à América Latina com esta grande nomeação”.
A deputada María Elvira Salazar, que se tornou amplamente conhecida no Brasil ao mostrar uma fotografia de Alexandre de Moraes durante uma audiência pública sobre os Twitter Files Brasil, e dizer que ele é um ditador, comemorou: “Um enorme parabéns ao meu amigo Marco Rubio pela sua nomeação para Secretário de Estado! Como cubano-americanos de Miami e membros da comunidade exilada, compartilhamos o compromisso de combater o comunismo e proteger a liberdade. Marco restaurará a liderança americana no exterior!”. A deputada acrescentou: “Parabéns ao Marco por sua nomeação. É uma honra para mim chamá-lo de amigo, colega e, em breve, Secretário de Estado! Rubio é um testemunho vivo do Sonho Americano, uma prova de que, com trabalho duro e fé nos EUA, tudo é possível. Às ditaduras do mundo: preparem-se”.
O presidente eleito da Venezuela, Edmundo González, que se encontra no exílio devido à perseguição de Nicolás Maduro, disse: “nos agrada a designação, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, de um hispânico como Secretário de Estado. Marco Rubio conhece em primeira mão a problemática que atinge a Venezuela, e estamos certos de que será um grande aliado em nossa luta para recuperar a liberdade e a democracia em nosso país”.
María Corina Machado, que foi impedida de se candidatar à presidência da Venezuela pelo ditador Maduro, disse: “parabéns ao senador Marco Rubio por sua designação como Secretário de Estado pelo presidente Trump. Esta é uma excelente notícia para toda a América Latina; é o primeiro hispânico a ser Secretário de Estado dos EUA. O senador Marco Rubio tem uma profunda compreensão das ameaças que regimes como os de Cuba, Nicarágua e Venezuela representam para todo o hemisfério. Durante anos, teve uma voz firme e clara em defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade. Desejamos todo o sucesso nesta enorme tarefa que assume”.
O deputado venezuelano Juan Pablo Guanipa afirmou: “saudamos a nomeação de Marco Rubio como novo Secretário de Estado dos EUA. O senador Rubio sempre foi um firme aliado da democracia latino-americana. Estamos seguros de que continuará trabalhando pela liberdade e pela prosperidade no hemisfério em seu novo cargo”.
O ativista de direitos humanos Agustín Antonetti comemorou: “É oficial, confirmou-se. Marco Rubio é o próximo Secretário de Estado dos Estados Unidos. Isso é uma notícia GRANDIOSA para a região. Rubio conhece muito bem a América Latina. Um dia terrível para Maduro, Díaz Canel e Daniel Ortega. Temos uma oportunidade dourada, é agora”.
O professor de Relações Internacionais Ivo Hernandez disse: “Trump confirma Marco Rubio como parte de sua equipe para 2025. Será o primeiro Secretário de Estado bilíngue de nascença, e alguém que conhece, em primeira mão, os dramas das narcoditaduras que assolam o Caribe. A maioria nas duas Casas Legislativas poderá dar asas a muitos sonhos”.
O ex-presidente da Colômbia, Ivan Duque, disse: “parabenizo o senador Marco Rubio por sua designação como Secretário de Estado dos EUA. Um grande amigo da Colômbia e um defensor incansável da liberdade e da democracia no hemisfério, que liderou a luta contra as ditaduras na Venezuela, Nicarágua e Cuba. Ao tornar-se o primeiro cidadão de origem hispânica a ocupar este cargo, envia-se uma mensagem muito importante. Parabéns, amigo! Te desejamos o melhor”.
Brasileiros também comemoraram a indicação de Marco Rubio. O deputado Marcel van Hattem comemorou: “A nomeação de Marco Rubio como secretário de Estado dos EUA é uma péssima notícia para os tiranos de plantão”. O deputado publicou uma série de imagens com recortes de notícias sobre a atuação de Marco Rubio como legislador. Van Hattem disse: “Em setembro, Rubio já publicava críticas ao STF em seu site: “Pelo bem das liberdades básicas e da nossa relação bilateral, o Brasil deve retificar esse movimento autoritário”. A notícia citava: “Já faz algum tempo que ouço falar da campanha de censura governamental em curso no Brasil. A recente decisão de proibir o X é a mais recente manobra do ministro Alexandre de Moraes para minar as liberdades básicas. Desde multar indivíduos e entidades privadas que buscam informações no X até a imposição de censura legal, o povo do Brasil enfrenta séria repressão por simplesmente se manifestar em uma plataforma de rede social. Em prol das liberdades básicas e do nosso relacionamento bilateral, o Brasil deveria retificar esse movimento autoritário”.
Van Hattem apontou que Marco Rubio foi um dos signatários de uma carta do Congresso americano ao atual Secretário de Estado, Antony Blinken, questionando a cooperação de agentes do governo americano com a ditadura brasileira imposta por Alexandre de Moraes. O deputado Marcel Van Hattem lembrou ainda que a deputada María Elvira Salazar comemorou a indicação de Rubio dizendo: “é um péssimo dia para ser um ditador na América Latina”.
O ex-deputado Deltan Dallagnol disse: “Marco Rubio, que chamou Moraes de “autoritário” que coloca as relações bilaterais entre Brasil e EUA em risco, é confirmado no posto de Secretário de Estado, que chefia a diplomacia americana e é um dos cargos mais poderosos da República”.
O comentarista Lorenzo Ridolfi disse:
“A indicação de Marco Rubio como Secretário de Estado é uma péssima notícia para regimes autoritários na América Latina, incluindo o Brasil sob Lula. Rubio tem histórico de promover uma política externa dos EUA mais dura para a região, especialmente contra governos que ele considera autoritários, como os de Venezuela, Cuba e Nicarágua. Ele defende sanções e apoia movimentos pró-democracia, o que pode ameaçar a estabilidade desses governos. Sua postura cética em relação a governos de esquerda, incluindo o de Lula no Brasil, sugere que ele buscará enfraquecer alianças desses países com potências como China e Rússia, além do Irã. Essa nomeação pode trazer maior engajamento dos EUA na América Latina, com medidas como sanções econômicas e apoio a grupos de oposição, desafiando diretamente esses regimes. Por fim, vale lembrar que o Secretário de Estado tem a autoridade de cancelar vistos de ditadores e tiranos, independentemente dos projetos de lei em tramitação no Congresso americano. Vão sentir saudades do Mickey”.
O investidor Felipe Tadewald ironizou: “O cara que cobrou o SECRETÁRIO DE ESTADO de Biden, sobre os vistos das autoridades brasileiras, será o SECRETÁRIO DE ESTADO de Trump. O mundo não gira, ele CAPOTA”.
Toda a renda gerada pelo nosso jornal por mais de 20 meses está confiscada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09