Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Nikolas Ferreira fez um desabafo emocionante ao constatar que a direita brasileira estaria vivendo da “caridade de seus inimigos”. Consoante o parlamentar, os políticos de direita podem estar perdendo a sua essência combativa.
Ao elencar violações perpetradas por Alexandre de Moraes, como a recente condenação de mais uma idosa à pena de 17 anos de reclusão, Nikolas frisou: “hoje, existem pessoas que estão na cadeia injustamente, com penas desproporcionais que nem mesmo corruptos nesta Nação pegaram, nenhum dos quais usa tornozeleira eletrônica. Estão sendo privados de ter contato com suas famílias e seus filhos, porque estavam usando verde e amarelo”.
O deputado ponderou sobre a inutilidade de tentar tocar os corações dos parlamentares da extrema-esquerda, e afirmou que a mensagem é direcionada especificamente aos parlamentares eleitos pela direita, conclamando-os a não abandonar a representação de seus eleitores. Ele disse: “o que estou querendo dizer aqui é voltado para a Direita, para nós que fomos eleitos aqui nesta Casa, para que honremos os votos que nós tivemos”. Nikolas considerou uma imoralidade utilizar o drama dos presos políticos como moeda de troca para negociatas na eleição das presidências das Casas Legislativas.
Ademais, Nikolas convocou os parlamentares conservadores a resgatarem a essência corajosa e combativa no enfrentamento contra a esquerda e a tirania, inspirando-se no exemplo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em especial de sua conduta quando deputado federal: “Nós estamos perdendo uma essência que vai fazer com que as pessoas também percam a sua essência, porque nós somos um reflexo do que as pessoas sentem. Alguns querem argumentar: ‘Ah, mas Bolsonaro estava aqui sozinho, e, por isso, ele era truculento’. Mas ele, da forma truculenta e sozinho, chegou à Presidência da República. Hoje, nós basicamente estamos vivendo pela caridade dos nossos inimigos. Não é isso algo que eu acredito. E eu falo isso aqui, porque acredito que você também, Deputado de direita, também não acredita nisso”.
Outrossim, Nikolas frisou que acredita ter uma missão a cumprir: “Eu acredito que na vida nem tudo é sobre resultados. Eu acredito que a sua disposição em demonstrar aquilo que você está defendendo diz muito sobre você”. Ele exemplificou: “Dificilmente, o grito de uma criança no estádio vai fazer com que o time vença, mas, quando o jogador vê aquele torcedor, mesmo que pequeno, mesmo que uma criança, lutando, erguendo-se por algo que é correto, ele é transformado”.
O deputado afirmou: “eu acredito que nós vamos semear durante muito tempo, para que alguns colham. E mesmo que não tenhamos resultados, a vida não é feita somente de resultados. Para finalizar: eu queria falar que João Batista não colheu nenhum resultado terreno. Pelo contrário. Sua cabeça foi decepada, era um louco que falava no deserto e comia gafanhoto com mel. Só que hoje, depois de 2000 anos, eu estou falando dele, não de nenhum outro que falou ‘pega leve’, ‘tem que ser mais equilibrado’, ‘tem que dialogar’. Eu estou aqui fazendo um clamor: que a direita volte à sua essência combativa, porque as pessoas estão desanimadas, cansadas, e querem uma resposta. Eu não sei quanto tempo vou ficar aqui nessa terra, mas podem ter certeza de que ninguém poderá dizer que ele não cumpriu e não perseguiu aquilo em que acreditava, até a morte. Si vis pacem, para bellum”.