O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, divulgou uma nota pública sobre as revelações que vêm sendo feitas sobre a agência americana USAID, em especial sobre sua atuação no Brasil. Ouça o texto:
NOTA PÚBLICA: INTERFERÊNCIA DA USAID NO BRASIL
As recentes denúncias do pesquisador e ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Mike Benz, sobre a atuação da USAID (United States Agency for International Development) como ferramenta de influência política e interferência eleitoral em países soberanos, incluindo o Brasil, são alarmantes e requerem atenção imediata.
Diante dessas revelações, é fundamental que o Congresso Nacional e demais instituições competentes investiguem o financiamento e a atuação dessas organizações em território brasileiro. Transparência e soberania não podem ser negociadas. Além disso, é necessário que o Itamaraty e os órgãos de inteligência avaliem os riscos dessa interferência para a segurança institucional e política do Brasil.
O Brasil precisa reagir a essa ingerência que compromete sua soberania. Minha equipe já está preparando requerimentos de informação ao MRE e ao TSE, a fim de esclarecer o financiamento dessas entidades no país. Além disso, denúncias formais serão apresentadas à PGR para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Benz destaca que a USAID, sob a administração Biden, tem financiado ONGs, veículos de mídia e movimentos políticos com o objetivo de moldar narrativas e interferir na democracia brasileira. Ele afirma que a agência “atua como um braço de manipulação geopolítica, financiando ONGs, veículos de mídia e movimentos políticos alinhados aos interesses do establishment americano”.
Trata-se de uma estratégia já aplicada em diversos países da América Latina: injetar recursos em organizações alinhadas a um determinado espectro ideológico, minando governos e candidatos que não se curvam aos interesses globalistas.
Essa interferência não se restringe ao debate público, mas afeta diretamente o equilíbrio democrático do país. Em suas palavras, Mike Benz alerta: “Se não fosse pelo financiamento da censura pela USAID e a rede operacional de censura do NED, ainda haveria uma Internet livre no Brasil, e Jair Bolsonaro ainda seria seu presidente eleito por direito”.
O impacto dessa influência vai além da política, atingindo diretamente processos eleitorais e políticas nacionais, como as questões ambientais e de soberania sobre a Amazônia.
A ingerência externa, disfarçada de assistência humanitária e combate à desinformação, na verdade, serve para favorecer agendas estrangeiras em detrimento da vontade popular.
A influência da USAID no Brasil ocorre por meio do financiamento de ONGs e veículos de mídia alinhados a uma agenda específica. Como destaca o jornalista
David Agape, em 2024 a agência destinou US$ 680 mil à Cáritas Brasileira e repassou recursos por meio de intermediários como o Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ). Entre os beneficiários estão:
-Sleeping Giants Brasil e Alma Preta, que promovem campanhas de censura e atacam veículos independentes;
-Agência de checagem Lupa, financiada para sustentar a narrativa oficial sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023;
-Instituto Vero, de Felipe Neto, que recebeu US$ 30 mil diretamente da Embaixada dos EUA.
A administração Trump já está tomando medidas para reduzir esse financiamento e há uma mobilização para fechar a USAID após 64 anos.
Além dessas ações, já assinei a CPI proposta pelo deputado Gustavo Gayer, que busca investigar a atuação da USAID e o financiamento estrangeiro de entidades que operam dentro do Brasil para influenciar a política nacional.
Os EUA são um país próspero não por explorar outras nações, mas por valores como liberdade econômica, liberdade de expressão e instituições sólidas. São esses princípios que deveríamos buscar replicar, e não a ideologia woke e a indústria da censura
promovidas pela USAID. Permanecemos vigilantes e comprometidos em promover um debate amplo sobre essa questão, assegurando que medidas concretas sejam adotadas em defesa da nossa soberania.
EDUARDO BOLSONARO
Secretário de Relações Institucionais e Internacionais do Partido Liberal - PL
Nossa renda está bloqueada por ordem do TSE.
Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09