O senador Jorge Seif Jr se enfureceu, na tribuna, ao falar sobre os abusos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e sobre a aceitação de “denúncia” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu entorno. O senador afirmou: “vivemos um tempo de inversão total dos valores democráticos (...) aqueles que deveriam defender a Constituição a usam para justificar abusos; aqueles que deveriam garantir liberdades as suprimem”.
O senador ironizou: “preciso reconhecer que o Ministro Alexandre de Moraes inovou e deve ter usado a espada justiceira, tendo a visão além do alcance, para acusar alguém de golpe de Estado, por uma fictícia minuta do golpe que não foi assinada, é apócrifa, não foi publicada, ninguém viu e que tinha na internet antes do tal golpe de estado! Parabéns, Alexandre de Moraes! Olha, parabéns, o senhor é sensacional, fantástico! É admirável! Tenho que tirar o chapéu!”
Seif explicou que o ministro Alexandre de Moraes usa um documento sem qualquer valor jurídico para justificar uma perseguição aberta e desafiou: “o senhor que fala tanto em desinformação, em fake news, dá nome aos bois.... O senhor é Ministro da nossa Suprema Corte, pô! Para de contar história, narrativa e usa o nome certo! O nome certo está aqui, ó, eu imprimi para mostrar para o Brasil. Ministro Alexandre, o senhor fala tanto de fake news, não fala tanto de narrativa, de discurso do ódio? ‘Decreta estado de defesa!’ A câmera não vai pegar. Decreta estado de defesa! Não é minuta de golpe, não! Porque quem ouve o senhor, Ministro, quem ouve o senhor acha que aqui no título está: minuta de golpe de estado. Não faça isso, rapaz! Não faça isso! Tu és Ministro da nossa Suprema Corte! Comporte-se como tal!”.
O senador mostrou que o processo acusa pessoas de atos que nem sequer ocorreram e disse: “estamos, portanto, falando de uma narrativa, só que é uma narrativa construída dentro do Supremo Tribunal Federal”. Seif acrescentou: “o verdadeiro golpe é contra o Estado de direito, porque, a cada dia, infelizmente, nossa Suprema Corte acumula poderes, atropela o Legislativo, cala jornalista, censura a rede, prende opositores e agora criminaliza, inclusive, possíveis intenções. É inacreditável”.
Seif desenhou: “Sr. Alexandre de Moraes, Ministro da Suprema Corte da República Federativa do Brasil, não há crime sem ato, não há golpe sem ação. Criminalizar um papel que nunca saiu da gaveta é abrir um precedente perigoso, o de punir pensamentos e não ações. Talvez o senhor esteja se inspirando no filme Minority Report. Assista. Ou talvez o senhor seja, na verdade, um fã desse filme lá com Tom Cruise, que punia as pessoas antecipadamente. É a punição, inclusive, mais perfeita que a de Deus. Parabéns, Ministro! Isto, Sr. Ministro, com todo o respeito que eu preciso lhe ter como Ministro da minha Suprema Corte, é um autoritarismo e uma ditadura, e é vergonhoso”.
Toda a receita gerada pelo nosso jornal ao longo de mais de 20 meses está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org
Depósitos / Transferências (Conta Bancária):
Banco Inter (077)
Agência: 0001
Conta: 10134774-0
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09
-
Banco Itaú (341)
Agência: 1571
Conta: 10911-3
Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)
CNPJ 20.010.215/0001-09